quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Remo Augusto Padovezi Filleti, 22 anos.
Graduando em Engenharia de Controle e Automação

(Mecatrônica) 06 – Unicamp




1- Aonde estudou no ensino médio?
    Fiz o ensino médio no Colégio Luiz de Queiroz, Piracicaba.

2- Em que faculdade está estudando?
    Faculdade de Engenharia Mecânica/Unicamp.

3- Houve outros cursos que você tenha prestado no vestibular?
    Na época eu cursei outras engenharias em faculdades que não tinham Controle e Automação.      Cursei e fui aprovado em Engenharia Física na UFSCar e em Engenharia de Produção na Unesp Guaratinguetá. Cheguei a prestar Engenharia Eletrônica no ITA também, mas não fui aprovado.

4- Quais foram seus critérios na hora de escolher em qual faculdade estudar?
    Na verdade, eu sempre quis fazer Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) na USP São Carlos (CAASO). Fui aprovado, fiz minha matrícula, contudo não gostei muito do lugar. Passei na Unicamp na segunda chamada, acabei cancelando minha matrícula na USP e iniciei o curso na Unicamp.

5- Houve alguma influência de seus pais ou algum outro parente de algum modo na hora de escolher em que carreira seguir?
    Com certeza! Meu pai e meu irmão são engenheiros, inclusive meu irmão também fez controle e automação, mas na UNIMEP. Foi a partir dele que conheci o curso e comecei a me interessar pelo mesmo.

6- O curso foi como você esperava?
    No início não foi, para ser bem sincero no início o curso é bem teórico e disperso, uma vez que mistura Computação, Mecânica e Elétrica, eu não conseguia enxergar como essas 3 áreas se interligavam. Pensei em mais de uma vez de mudar de curso, mas mesmo assim continuei. Foi apenas a partir do 4º ano que as matérias começaram a intercalar e as 3 áreas e o curso ficaram muito mais interessante. Foi a partir desse ano que comecei a ter mais aulas práticas (laboratório).

7- Trabalha ou faz estágio durante a faculdade?
     Eu ainda não fiz estágio supervisionado, farei no próximo ano, contudo participei 3 anos da Empresa Junior do curso (Mecatron – www.mecatron.org.br) e desses 2 anos participei da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp – www.fejesp.org.br). Da primeira fui dois anos gerente de projetos e um ano como conselheiro. No segundo, fui um ano assessor de parcerias e um ano diretor de eventos.

8- Depois de formado, pretende trabalhar na área?
    Pretendo, inclusive já comecei a estagiar na área, contudo também gosto muito de trabalhar com Relações Públicas, algo que já trabalhei enquanto participava da Empresa Junior.

9- Faria outra faculdade? Se sim ou não, por quê?
    Tenho muita vontade de cursar outra faculdade, de preferência na área de humanas (Direito, Relações Públicas ou Gestão de Políticas Públicas), para que possa desenvolver minhas habilidades em áreas “além dos números”, e fugir um pouco daquilo que já aprendi.

10- Você tem alguma outra especialização, por exemplo: inglês? Se sim, fale sobre como isso o ajudou.
      Quando era mais novo conclui um curso de inglês e logo depois fiz um intercâmbio de 6 meses no Canadá, onde fiz parte do meu Ensino Médio. Além disso, cursei  o técnico de Hardware para Computadores, contudo não o concluí. Com certeza o inglês me ajudou e me ajuda muito ainda na faculdade, uma vez que boa parte dos livros e materiais que utilizo são em inglês!

11- Fale uma frase ou algo do tipo para aqueles que estão iniciando essa caminhada.
      
Procure saber aquilo que você gosta de fazer ou que gostaria de fazer, corra atrás para ver o que o profissional do curso que você deseja estudar pode trabalhar, ou melhor, ainda aquilo que ele realmente faz e compare se é isso que você pretende fazer. Apesar de você poder mudar de curso, isso não é muito desejável!


Um comentário: