quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Estela Demarque, 16 anos
Estudante do ensino médio

      Estou no segundo colegial no Colégio Anglo de Americana. Aqui na França, estou no Première Literraire, que seria o equivalente ao segundo colegial no Brasil, mas que na verdade aqui em termos de matéria é um pouco menos avançado então as dificuldades que os brasileiros iriam encontrar aqui seria somente em aplicar a língua. Minha escola aqui, se chama Lycée Jules Supervielle e é publica.
      Como opções de línguas aqui na escola, eles oferecem: inglês, alemão, espanhol e latim. Eu faço o inglês com minha classe... e com uma outra classe de inglês avançado. No primeiro mês eu estava fazendo o espanhol também, mas fazia muito tempo que não praticava, então perdi um pouco do meu espanhol, e como quero me concentrar somente no francês decidi parar com as aulas para não confundir tudo.
      Minha escolha de país para fazer o intercambio foi um pouco indecisa no começo. Tinha em mente a Austrália, mas depois de pesquisar sobre o país, cheguei à conclusão de que se aproximava muito do Brasil em termos de clima e da maneira de agir das pessoas. Também achava uma boa idéia ir para Nova Zelândia, mas acabou sendo muito caro para ficar um ano. Então parti para os Estados Unidos, sempre pensando em um lugar onde se fala inglês. Um dia minha mãe me deu a idéia de ir para a França. No começo não levei muito a serio porque não sabia falar francês, mas depois acabei gostando da idéia, primeiro por causa da língua que acho linda e depois por ser uma cultura bem diferente do Brasil! Depois de decidir ir para França comecei a fazer aulas duas vezes por semana duas horas de aula. Em menos de um ano eu me virava bem no francês, então quando cheguei aqui  não tive tanta dificuldade com a língua, simplesmente fluiu. Depois de quase dois meses aqui, compreendo muito bem e quando não entendo alguma coisa as pessoas então sempre dispostas a me explicar!
      Estou morando no interior da França, região de Toulouse, a cidade chama Lasseube, então eles dizem que estou conhecendo a França de verdade, que é diferente de que se eu fosse pra Paris, por exemplo... aqui a maioria das pessoas são muito educadas e simpáticas, se você está andando na rua e cruza com alguém por exemplo a pessoa te diz bom dia, os carros sempre param para as pessoas atravessarem e as ruas são bem limpas!
      Quando eu voltar para o Brasil, vou terminar o colegial e depois fazer faculdade de medicina, se eu não passar de primeira no vestibular vou fazer cursinho voltado pra medicina. Penso sempre em faculdades públicas, e quem sabe depois de fazer a faculdade no Brasil eu possa fazer uma especialização na França.  Pensei em fazer faculdade aqui, mas algumas pessoas me disseram que não são muito boas, pois são muito antiquadas que seria melhor fazer a especialização.
      Daqui 7 ou 8 anos eu espero ter terminado meus estudos, ou estar terminando (pois medicina toma muito tempo) e tentando achar um lugar para começar a praticar a profissão. Minha dúvida é se daqui 7 ou 8 anos eu vou estar no Brasil ou não...

      Minha frase favorita é o trecho de uma música: So try your best and think about it later, or you will never know....Então tente o seu máximo e depois pense, ou você nunca vai saber.
Acho que se pensarmos em fazer algo mesmo que seja por um momento, devemos tentar e nunca ficar com aquele duvida “e se..."
      É claro que eu estava com medo de largar tudo e ir morar com pessoas que nunca vi ou conversei em um país estranho... mas uma vez que estou aqui tento sempre aproveitar o máximo, pois vale a pena, e é uma experiência única que ninguém pode tirar de quem faz!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário