quinta-feira, 18 de novembro de 2010

 
  Agnes Sacilotto, 23 anos
Formada em Relações Internacionais e cursando Economia.


1 - Aonde estudou no ensino médio?
    Instituto Salesiano Dom Bosco, em Americana.

2- Em que faculdade estudou?
    FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado

3- Houve outros cursos que você tenha prestado no vestibular?
   Quando prestei vestibular não sabia ao certo que curso queria, sabia apenas que seria na área de humanas, havia pensado em Direito, Administração, Comércio Exterior, Relações Internacionais...
Acabei optando por Relações Internacionais e depois com o decorrer do tempo optei por fazer Economia também.


4- Quais foram seus critérios na hora de escolher em qual faculdade estudar?
   Escolhi a faculdade pela grade do curso e também pensando em que a faculdade poderia me oferecer em termos de estrutura, network, convênios com outras instituições e possibilidades de estudar no exterior. Não concordo com a teoria de professor de cursinho, de que necessariamente deve-se estudar em universidade pública. 


5- Houve influência se seus pais ou de parentes de algum modo na hora de escolher que carreira seguir?
   Não


6- O curso foi como você esperava?
   O curso de Relações Internacionais não foi como eu esperava, por este motivo decidi fazer Economia, que acabou atendendo todas as minhas demandas.

7- Trabalha ou faz estágio durante a faculdade?
   Fiz estágio no Banco Rabobank, na BIREME/OPAS/OMS e também em um despachante aduaneiro.


 8- Depois de formado, pretendo trabalhar na área ou trabalha em outro ramo ou está desempregado?
    Atualmente não trabalho

9- faria outra faculdade? Se sim ou não, por quê?
  Não faria outra faculdade, mais pretendo fazer mestrado.


11- Você tem alguma outra especialização, por exemplo, inglês? Se sim, fale sobre como isso o ajudou.
   Saber outras línguas é de grande importância em qualquer curso acadêmico, estudei inglês, francês e espanhol e isto é um grande diferencial quando alguém analisa seu currículo, também creio ser muito importante a vivência no exterior, mesmo que por um curto período (por isso a importância de estudar em uma faculdade com convênios no exterior), através da FAAP puder fazer um semestre da faculdade na Espanha.


12 - Fale uma frase ou algo do tipo para aqueles que estão iniciando essa caminhada.
      Estudem algo que vocês gostem e têm vontade de seguir carreira, pois nada pior que fazer algo contrariado.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Participe do nosso blog você também!

Você tem alguma história que aconteceu com você na faculdade?
Uma história engraçada, emocionante ou algo que foi muito importante para você?
Mande para nós! Ela poderá fazer parte do nosso blog.
Envie para agencia.brand.com@gmail.com e a qualquer momento ela pode estar aqui.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Se Liga!!
Unicamp cria programa para aluno do ensino médio

   A Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior de São Paulo, abriu hoje as inscrições para o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), que cria 120 vagas de graduação para os melhores alunos de 96 escolas públicas do ensino médio de Campinas.

   As inscrições vão até o dia 3 de dezembro e podem ser feitas pelo site da pró-reitoria, em
http://prg.basico.unicamp.br/profis/. Os alunos que farão o curso de 1.600 horas em dois anos serão selecionados com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O projeto piloto começa a ser aplicado em Campinas em 2011.

   Com o Profis, após dois anos de curso, os alunos terão vagas garantidas na Unicamp. Os melhores alunos terão preferência para escolher os cursos e as vagas disponíveis.

   De acordo com o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Marcelo Knobel, o objetivo do Profis é abrir oportunidades a estudantes de escolas públicas que sequer pensavam em se inscrever em um vestibular de uma universidade como a Unicamp. Segundo Knobel, eles entrarão em um núcleo comum básico e estudará disciplinas cujo objetivo é uma formação do aluno integral.

Veja mais também em: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/11/08/unicamp-cria-programa-para-aluno-do-ensino-medio.jhtm

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Justiça determina suspensão do Enem 2010 em todo o país.

A juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do MPF (Ministério Público Federal) e determinou a imediata suspensão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 em todo o Brasil. A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos.

Segundo a decisão, a disponibilização do requerimento aos prejudicados pelos erros no caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas não resolvem o problema; e novas provas poriam em desigualdade os candidatos remanescentes.


Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a decisão "vem trazer segurança e estabilidade a todos que enfrentam essa comoção nacional". A decisão tem efeito em todo o Brasil e o MEC (Ministério da Educação) pode recorrer da decisão.


MEC: "TRI assegura igualdade"

Em resposta à decisão da Justiça Federal de determinar o cancelamento do Enem 2010, o MEC informa que a "igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da TRI-Teoria de Resposta ao Item". A juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, publicou a determinação nesta segunda-feira (8).

O ministério espera que a juíza reconsidere a decisão do cancelamento. Caso isso não ocorra, irá recorrer do cancelamento. O MEC argumenta que a TRI "permite a comparabilidade no tempo" e cita como exemplo provas aplicadas em momentos distintos em 2009: uma ocorreu em virtude das inundações ocorridas no Espírito Santo; outra, foi aplicada em presídios.


"Com a TRI, o conjunto de modelos matemáticos usados no Enem permite que os exames tenham o mesmo grau de dificuldade. (...)

A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2009, foi usada pelo Enem com o objetivo de garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes", diz a nota do MEC.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/11/08/justica-determina-suspensao-do-enem-2010.jhtm

De sua opinião, comente!  

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como anda seu marketing pessoal?


"Você é o que você transmite!" - "A primeira impressão é a que fica!" – Essas frases você já conhece, é a mais pura verdade, ou você acha que quando for a uma entrevista, seu entrevistador vai perguntar: Gostaria de conhecê-lo melhor antes de lhe contratar, vamos sair bater um papo, se você ouvir isto certamente ele e/ou ela está te cantando. Cuidar do marketing pessoal é ferramenta essencial para qualquer pessoa, ninguém consegue um bom emprego, uma boa amizade, um bom namorado (a) se não tiver um bom papo, esquecendo-se de gírias a todo o momento; não se vestir bem, roupas devem ser adequado a cada ocasião, e postura este deve se levar muito em consideração.
Todos esperam ser reconhecidos pela sua competência, ganhar um promoção na empresa, se sair bem em uma entrevista mesmo que exista aquela fila de candidatos. Se você é um profissional competente parabéns! Trabalha em um bom emprego? Ainda não? Por quê?
O reconhecimento se deve não só pela competência, e o marketing pessoal é muito importante quando se quer conquistar algo. Não estou falando de ficar bajulando ninguém, Pense que você é um produto, quando é feito uma publicidade de marca X, é pensado na melhor maneira de ser notado dos demais, apreciado e adquirido. Quando adquirimos algum produto ou serviço logo pensamos nos benefícios. E transmitir confiança, exercer liderança, saber trabalhar em equipe, ser bem humorado (mas sem exageros),  ter um planejamento, é um bom passo para a conquista de um estágio e/ou promoção no trabalho...
Indicamos a revista Você S/A da editora Abril, nesta revista mostra muito sobre guia de profissão, marketing pessoal, carreira, entrevistas com a nova geração de profissionais das mais diversas áreas, se você não quiser comprar a revista também pode acessar o site: http://vocesa.abril.com.br/ e seguir pelo twitter: @vocesa
Com certeza você vai gostar!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

 
Nome Completo: Murilo Villas Boas Bagatta
Idade: 20 anos
Curso: Engenharia Agronômica

1-Aonde estudou no ensino médio? 
Colégio Objetivo, e Colégio ANTARES

2- Que faculdade você esta cursando?
UNESP – FCA - Campus de Botucatu

3- Houve outros cursos que você tenha prestado no vestibular?
Sim, prestei o curso de Engenharia Ambiental em 1 particular e 1 municipal, e o de Eng. Agronômica em 5 publicas, pois estava com duvidas.

4- Quais foram seus critérios na hora de escolher em qual faculdade cursar?
 Para a escolha da faculdade usei estes critérios:
·         Procurei as faculdades com as melhores notas da avaliação do MEC
·         Quais eram as mais bem avaliadas pela revista Guia do Estudante
·         Quais tinham melhor renome no curso escolhido
·         Grade curricular da faculdade

5- Houve influência de seus pais ou de algum outro parente de algum modo na hora de escolher que carreira seguir?  
Não, eles me ajudaram a pesquisar quais cursos que batiam com meus interesses, mas a escolha final foi minha.

6- O curso esta sendo como você esperava?
Sim, é um curso com muitas opções de área de trabalho, bem amplo e completo. Ao contrario do que muitos pensam, Eng. Agrônomo não precisa trabalhar com a mão na terra, de butina e no meio do mato.

7- Esta trabalhando ou fazendo estágio durante a faculdade?
Estou fazendo estágio no NUPAM – Núcleo de Pesquisas Avançadas em Matologia, é um núcleo que pesquisa os efeitos de herbicidas em plantas terrestres e aquáticas, tão como sua eficiência.

9- O que mais te atrai nesta área?
Formação eclética, possibilitando enumeras áreas de atuação, já que 40% do PIB nacional vem do agronegócio. Sem contar que hoje a sustentabilidade é uma necessidade e um  grande desafio  para o Eng. Agrônomo, que esta diretamente relacionado com esta questão.

10-    Faria outra faculdade? Se sim ou não, por quê?
 Não, penso em especializações, como mestrado e doutorado, mas sem o enfoque de docência.

11-    Você tem alguma outra especialização, por exemplo, inglês? Se sim, fale sobre como isso o ajudou.
Sim, fiz 6 anos de inglês e o curso de Mecânica de Usinagem no SENAI por 2 anos. O curso de inglês me ajudou a passar no vestibular e hoje me ajuda com a oportunidade futura de cursar meu estágio obrigatório de conclusão do curso nos EUA ou Austrália e, por conseguinte se obtiver um bom desempenho e convite, uma especialização no exterior, tudo bancado pela faculdade. O curso de Mecânica de Usinagem não me ajudou de forma efetiva no curso de Engenharia Agronômica, mas me desiludiu quanto ao curso que gostaria de prestar quando pequeno, Engenharia Mecânica.


12-    Fale uma frase ou algo do tipo para aqueles que estão iniciando essa caminhada.
“O vestibular é a etapa de um processo. A meta não pode ser passar no concurso, mas sim saber que isso é o primeiro passo para se tornar um profissional. É ruim não passar no vestibular, mas isso também não é motivo para depressão. É preciso manter a determinação. Descubra sua vocação, tenha um foco. Para quem tem claro o que quer, fica mais fácil se manter motivado. Seu objetivo precisa ter relação com o sonho, com um projeto de vida. Não vale a pena trocar o curso dos seus sonhos por algum menos concorrido. É um preço caro e que terá de ser pago pelo resto da vida se o candidato não se encontrar na sua segunda opção. Pense que vai dar certo. É preciso que o candidato reconheça que é capaz, isso é um grande passo para manter a motivação. (...) ”  Fonte: Carlos Décimo Martins, Marco Zillig e Thiago Mucenecki